Sumidouro, somos 15.206 habitantes

         Repórter Panorama: Quinta-feira (28/06/2023) - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou no dia de hoje dados oficiais sobre o Censo populacional realizado no ano de 2022 e a população brasileira cresceu cerca de 6,5%, chegando ao número de 203.062.512 habitantes em 2022. Os dados surpreenderam os especialistas devido a projeção ter ficado abaixo 10 milhões do número estimado, mostrando uma forte desaceleração do crescimento populacional que ainda não tinha sido visto na história do país, mostrando que a população está envelhecendo e vivendo cada vez mais, forçando a necessidade de melhorar os serviços essenciais e que promovam o bem estar social.

            E o que mudou demograficamente nessa década no município de Sumidouro? De acordo com dados do IBGE divulgados hoje, o município registra oficialmente 15.206 habitantes. Em relação aos dados do último Censo de 2010, a população residente aumentou em cerca de 306 habitantes, registrando uma taxa de crescimento populacional de 0,16%, bem abaixo da média nacional de 0,5%.

 

MUNICÍPIO DE BOM JARDIM TEM MAIOR TAXA DE CRESCIMENTO, ENQUANTO CARMO, PERDE RESIDENTES.

 

       Outros dados que o Censo 2022 mostra quando comparado a sua ocorrência, no ano de 2010, é que o município vizinho de Carmo, registrou uma queda na população residente de 17.434 habitantes para 17.198 habitantes, registrando assim uma taxa negativa de crescimento populacional em 0,03%.

         O município que mais perdeu moradores em número absoluto foi Petrópolis, que registrou uma queda populacional de mais de 17 mil moradores, passando de praticamente 295.917 para 278.881 habitantes.

Na nossa Região Serrana, o município de Nova Friburgo registrou a maior alta populacional em número absoluto, chegando aos 189.937 habitantes, enquanto Teresópolis registrou oficialmente uma taxa bem próxima da estabilidade, de 0,07%, com atuais 165.123 habitantes.

      O município de Bom Jardim, distante cerca de 57 quilômetros de Sumidouro, registrou a maior taxa de crescimento populacional entre os municípios da Região Serrana Fluminense, com uma taxa de 0,87%, passando de 25.333 para 28.102 residentes fixos.

 

A IMPORTÂNCIA DO CENSO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

 

      Mais do que dados, o CENSO realizado oficialmente pela primeira vez no ano de 1.872, mostra o retrato da população brasileira em seus mais diversos aspectos. Os números por si só são ferramentas importantíssimas no planejamento das políticas públicas não somente a nível nacional, estadual e sim, a nível municipal. Os gestores dos Poderes Executivo e os representantes do Poder Legislativo devem ter ciência desses dados, para traçar estratégias pertinentes com o uso do dinheiro público, em áreas que realmente tragam desenvolvimento social e qualidade de vida aos munícipes.

 

       Os dados da pesquisa estão todos disponíveis para consulta pública no site do IBGE.



Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário