Opinião: Uma ameaça real que cobrará o preço da irresponsabilidade e do descaso

Opinião: Terça-Feira (17/03/2020) - A grande maioria de nós, estamos vendo pela primeira vez uma pandemia que está sendo abnegada por muitos cidadãos. A última pandemia que têm-se notícia no mundo, cita-se a gripe espanhola (influenza a) de entre 1918 à 1920 que matou entre 17 à 50 milhões de pessoas e contaminou outras 500 milhões inclusive o Presidente do Brasil à época, Rodrigues Alves.

Apesar da letalidade de ser aparentemente menor, hoje tivemos o primeiro caso com morte pela Covid-19. As autoridades estão avisando por decretos, redes sociais e mídia em geral os cuidados com aglomerações e higiene pessoal, mas infelizmente as pessoas estão confundindo com férias escolares. As pessoas devem evitar circulação independente do tamanho do município. Saiam de casa somente para comprar comida e com todo o cuidado. Espaços públicos como praças, festas de aniversário, independente do tamanho devem ser evitadas a qualquer custo em vista que o vírus leva aproximadamente 14 dias para manifestar-se. O vírus está em circulação em nossa região com toda certeza absoluta. O mundo é globalizado.

De fato teremos além de uma pandemia global tempos difíceis nos mercados globais. O sistema econômico mundial entrará em colapso. Viveremos tempos de recessão devido à baixa da atividade econômica. Medidas populistas como fechar fronteiras num mundo globalizado são desnecessárias já que por tratar-se de uma pandemia, em qualquer local que você estiver, o perigo é real.

As medidas que as autoridades competentes estão tomando são para que o tempo de contaminação seja mais longo e o sistema único de saúde dê conta de atender todos os pacientes. No ritmo atual e de acordo com projeções matemáticas teremos muitos casos em poucos dias e o SUS não dará conta de atender todos, muitos morrerão. Diga-se de passagem, que o Ministério da Saúde já possui o plano de manejamento de cadáveres que será necessário após a explosão de casos para lidar com o sepultamento das vítimas que serão em milhares. Nesse descaso atual dos cidadãos, enterraremos familiares, amigos e conhecidos em breve.

É muito certo que o governo não dará conta de testar todos os possíveis casos e serão priorizados os casos mais sérios. Muitos de nós teremos resfriados, sintomas mais brandos e estaremos sob isolamento e não faremos parte das estatísticas oficiais, já que no aparecimento de sintomas a recomendação é ficar em isolamento residencial.

A situação é emergencial. Não confundam com descaso ou mesmo sensacionalismo da imprensa. O nosso papel como veículo de comunicação é informar com veracidade os fatos. Sigam as recomendações das vigilâncias epidemiológicas dos municípios e faça a quarentena conforme os profissionais de saúde e autoridades que atuam na segurança pública estão pedindo e assim diminuir a curva de contaminação. Hábitos de higiene como lavar as mãos com sabão e água corrente com frequência e usar álcool em gel, caso tenham, são medidas imprescindíveis para reduzirmos os riscos.

Cuide de sua família, de seus amigos e não seja esse elo de contaminação.

Rádio Panorama Web.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário