Começou o Verão. O que esperar da nova estação em Sumidouro e Região Serrana?

       Repórter Panorama: Quarta-Feira (21/12/2022) - Começou hoje às 18h48min o Verão, a estação preferida da maioria dos brasileiros. Mas o que podemos esperar da nova estação?

            De acordo com o Portal Climatempo e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) dois sistemas, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), atuarão durante a nova estação e aliados a neutralidade do fenômeno La Nina, teremos meses com um volume pluviométrico um pouco abaixo da média e dias com temperaturas mais elevadas do que a média histórica.

        Pelo menos nesses últimos dias do ano de 2022, inclusive Natal e Ano Novo, teremos ainda um Dezembro bem chuvoso e com temperaturas abaixo da média histórica, devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul pelo menos até a primeira semana de Janeiro de 2023

       A partir da segunda semana de Janeiro será marcado em Sumidouro e Região Serrana com temperaturas mais elevadas do que a média histórica, assim como com volumes de chuvas bem próximos da normalidade, já que existe a previsão da formação da ZCAS sobre o estado vizinho de São Paulo, onde serão esperados volumes de chuvas maiores.

      Já no mês de Fevereiro existe a maior possibilidade de formação de um Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) que estará mais próximo do Brasil, influenciando o padrão de chuva menores e de temperatura mais elevada em nossa Região Serrana. Com temperaturas mais altas, existe a possibilidade de pancadas de chuvas mais intensas e em locais mais específicos da nossa região.

       No mês de Março, como já cantava o eterno Tom Jobim, “as águas de Março fechando o verão”, irão marcar o último mês do Verão. Existe a possibilidade de formação de uma nova ZCAS em nossa Região Serrana, trazendo volumes consideráveis e bem acima da média histórica para o mês e consequentemente, transtornos para a população poderão ser registrados em Março. As temperaturas para este mês estão dentro do padrão de normalidade.

        Siga a Página da Rádio Panorama nas redes sociais e fique por dentro das notícias de Sumidouro e Região Serrana.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário