Ministério Público Estadual do RJ recomenda obras urgentes no Hospital Municipal Doutor João Pereira Martins.

   Repórter Panorama: Segunda-feira (30/10/2023) - A Promotoria de Justiça de Sumidouro enviou na Sexta-feira (28/10) a recomendação ao prefeito Eliésio Peres da Silva, à Secretária Municipal de Saúde, Maria Luiza Ferreira Barbosa e ao diretor do Hospital Municipal Dr. João Pereira Martins, Jorge Mariano dos Santos Ribeiro, para que realizem imediatamente reparos estruturais na unidade médica.

      No documento, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) orienta que todas as atividades do Hospital Municipal Doutor João Pereira Martins, no Centro de Sumidouro, sejam suspensas até que o mesmo seja reformado. Neste mesmo documento pede-se também que seja apresentado um plano de transferência dos pacientes para outra unidade hospitalar para que não ocorra a interrupção do serviço médico. Além disso, deverão informar o prazo para conclusão das obras e se os pilares da estrutura irão aguentar as intervenções.

    As condições físicas e estruturais do Hospital de Sumidouro são acompanhadas e fiscalizadas desde 2021 pelo MPRJ. Em inspeções realizadas pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) foram constadas “sérias deficiências na área de assistência à saúde, processos e estrutura, centro cirúrgico, maternidade, CME e enfermarias desativadas, e com más condições de limpeza e higiene, além de diversas áreas com vazamentos, infiltrações e mofo”.

        O mesmo relatório técnico elaborado pelo GATE/MPRJ apontou que a estrutura predial necessita de reforço estrutural urgente, já que foi identificado o risco de colapso de vigas encontradas escoradas e elementos estruturais improvisados. Por conta da fragilidade do imóvel e da precariedade do atendimento que atualmente põe em risco a vida dos pacientes, a Promotoria de Sumidouro requereu que sejam adotadas providências urgentes e deu o prazo de cinco dias para que a Prefeitura informe quais serão essas medidas.


Fonte: Site do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro.




Em uma imagem enviada pelo nosso seguidor, mostra uma das vigas de sustenção do Hospital com inúmeras rachaduras, colocando em risco a segurança dos pacientes.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário