Dom Edney Gôuvea Mattoso renuncia ao cargo de Bispo na Diocese de Nova Friburgo

        Repórter Panorama: Segunda-feira (23/12/2019): Uma notícia que deixou surpresa a comunidade católica da Diocese de nova Friburgo: a renúncia do Bispo Dom Edney Gôuvea Mattoso. Acessamos o site da Diocese de Nova Friburgo onde está disponibilizada na íntegra a carta de renúncia de Dom Edney e nela o religioso aponta como um dos principais motivos de sua saída o cansaço físico e emocional em virtude de situações “que se arrastam ao longo do decênio, e em particular nesses últimos meses”.

Dom Edney que entrou para o Seminário na vida adulta no ano de 1984 e tem formação em Ciências Biológicas, onde atuou por oito anos. Assumiu vários cargos e funções dentro da Cúria e foi nomeado Bispo de Nova Friburgo em 2010 pelo Papa Bento XVI.

Em sua carta de renúncia, Dom Edney aponta os avanços organizacionais que a diocese teve em sua administração. Cita-se de passagem em seu legado à frente da Diocese de Nova Friburgo a criação do arquivo diocesano e o museu diocesano da arte sacra, do qual o religioso disponibilizou obras e acervos adquiridos ou doados ao longo de trinta e cinco anos dedicados ao sacerdócio. Dom Edney salienta que comunicou ao Vaticano no dia 19 de Dezembro de sua decisão ao Papa Francisco. Momentaneamente as missas da Diocese seguem sem alterações. Com a oficialização da renúncia, a igreja católica indicará um novo bispo para a diocese de Nova Friburgo.

        A Diocese de Nova Friburgo que foi criada em 1960, pelo papa João XXIII conta atualmente com 19 municípios: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Em Sumidouro a Diocese conta com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer no centro da cidade, Paróquia de Santo Antônio do Paquequer no distrito de Campinas e a Paróquia de Nossa Senhora da Soledade no distrito de Soledade I.


Imagens: Disponível no site da Diocese de Nova Friburgo e Arautos do Rei.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário