Ano novo, contas nem tão novas assim...reajuste de IPVA será sentido pelo motorista em 2023.

      Repórter Panorama: Quarta-Feira (05/01/2023) - O ano mal começou e como praxe, todo proprietário de veículo tem que ficar atento ao pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e um detalhe está chamando atenção de todos, o aumento do preço do imposto nesse ano. Pontua-se que durante o período pandêmico, a dificuldade de componentes e da fabricação de novos veículos, inflacionaram o mercado consumidor que viu nos seminovos a possibilidade de aquisição de um novo veículo a um preço um pouco mais "acessível" e consequentemente todo o efeito veio em cascata, gerando inflação. No Estado do Rio de Janeiro a valorização dos veículos usados está na faixa de 9,6% e consequentemente, essa valorização na tabela FIPE reflete diretamente no IPVA.
       Cada estado tem uma cota de alíquota diferente, podendo variar de 1,25% a 4% sobre o valor da tabela FIPE do veículo. No estado do Rio de Janeiro os carros flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal do veículo. Já as motocicletas pagam o equivalente a 2%. Os automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5% e os carros movidos exclusivamente a energia elétrica a cota de imposto devido é de 0,5%. Com isso, os proprietários tem que ficar atentos ao calendário 2023 que tem vencimento de acordo com o algarismo final da placa. A cota única ou a primeira parcela, já que o imposto poderá ser parcelado em três vezes, vencerá a partir do dia 23 de Janeiro para placa final 0.

IPVA É UMA IMPORTANTE FONTE DE ARRECADAÇÃO PARA ESTADO E MUNICÍPIOS.

       O que é importante destacar que nem todos sabem que a receita arrecadada do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é destinada 50% para o Estado e os outros 50% para o município, onde o proprietário do veículo tiver domicílio ou residência. Outra parte destina-se às diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
       Segundo dados da Secretaria Estadual de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, o município de Sumidouro arrecadou até o mês de Novembro, último dado disponível para consulta pública cerca de R$ 3.456.443,26 com IPVA.
      Por isso que é importante o proprietário registrar o veículo em seu município de residência para cobrar as autoridades sobre melhorias e aplicação dos recursos da melhor maneira possível, já que além do IPVA, a manutenção exige cada vez mais de quem deseja ter o seu veículo.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário