Previsão de fortes chuvas em Sumidouro e Região Serrana nos próximos dias exigem máxima atenção.

    Repórter Panorama: Terça-Feira (30/03/2021) – Nessa madrugada de Terça-Feira os municípios de Sumidouro e Duas Barras tiveram um volume pluviométrico muito acima do normal para o início do Outono. De acordo com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres) foram registrados no Centro do município de Sumidouro 65,8 milímetros nas últimas 24 horas, enquanto na cidade vizinha de Duas Barras, na estação do Distrito de Monerat foram 58,8 milímetros em 24 horas.              

     O grande volume registrado em horas de chuvas durante a madrugada causaram estragos em Duas Barras como veículo tombado, queda de barreira e árvores, além de muita lama pelas ruas do Centro do município vizinho. Ninguém se feriu.

   Já no município de Sumidouro a RJ 148 ficou com o acesso bloqueado para a cidade vizinha de Carmo com o aumento do nível do Rio Paquequer. As localidades de Bela Joana, Encanto e Barra de São Francisco também registraram alagamentos e prejuízos aos produtores rurais das localidades. Esse problema inclusive é recorrente na região, até mesmo pela condição geográfica, sendo uma ampla área de baixada do leito do Rio Paquequer que foi ocupado pela ação humana no decorrer do Século XIX e XX. Na Fazenda Pamparrão existem pontos de lama e pequenas barreiras. As mesmas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos de Sumidouro, mas mesmo assim o motorista deverá manter redobrada a atenção no trecho em questão, pois a pista está escorregadia.

    A Guarda Civil Municipal de Sumidouro esteve realizando rondas nas localidades mencionadas para verificar o estado de pontes e da rodovia, para assim garantir a integridade do cidadão e apesar dos altos volumes pluviométricos, não foi registrada nenhuma ocorrência maior.

    De acordo com o portal Climatempo uma área de baixa pressão atmosférica está formada sobre a Região Sudeste e o movimento atípico de um Ciclone Extra Tropical formado no Oceano Atlântico tem descarregado na Região Sudeste muita umidade, aliada ao calor desses dias iniciais de verão, as precipitações vieram em maior volume. O que intriga os meteorologistas é que a forma que o Ciclone está deslocando-se em movimento retrógrado, ou seja, do Oceano para o Continente, é típico de furacões. Até o dia 3 de Abril os meteorologistas terão uma posição mais concreta do que está acontecendo na costa brasileira.

     A Defesa Civil Municipal de Sumidouro utilizou-se das redes sociais para informar a população que no dia de hoje estão previstos novamente volumes consideráveis de precipitação no final do dia ou mesmo durante o período noturno. Pessoas que residem próximos a leitos de rios e córregos, assim como de encostas, devem ficar atentos para possíveis riscos. Em caso de emergência foi disponibilizado pelo órgão o número (022) 9 8173-0023 para a comunicação de possíveis emergências e solicitações de perigo eminente. 


Alertas do CEMADEN encaminhados as Defesas Civis Municipais alertam sobre a possibilidade eminente de temporais em nossa Região Serrana.

Município de Sumidouro registrou elevação do Rio Paquequer e de Córregos do município como esse no bairro do Corguinho. 

Fortes chuvas causaram queda de barreiras na RJ 148 na altura da Fazenda Pamparrão e no município de Duas Barras que ocasionou o tombamento desse veículo.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário