Secretaria Municipal de Saúde confirma após exames, primeiro óbito por Covid-19 em Sumidouro.

        Repórter Panorama: Segunda-feira (18/05/2020) - A Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro publicou um novo boletim epidemiológico no município trazendo uma novidade solicitada pelos moradores do município: fazendo uma menção aos bairros e distritos que tiveram casos confirmados de Covid-19.

                 De acordo com a secretária municipal de saúde de sumidouro Analú Araújo Dias a novidade tem como função dar mais transparência e lisura aos casos confirmados. Nesse mesmo boletim confirmou-se o primeiro óbito por covid-19 após exames comprobatórios feitos pelo Lacen-rj (Laboratório Central Noel Nutels) na capital fluminense.

         O boletim epidemiológico confirma 7 casos de Covid-19, sendo 3 casos na zona urbana e 4 casos na zona rural de Sumidouro.


Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro divulga nota oficial após primeiro óbito confirmado por Covid-19.


"Viemos por meio desta nota, atualizar o boletim da saúde referente aos dados sobre a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em nosso município, e é com tristeza que informamos a confirmação o primeiro óbito por Covid-19 em Sumidouro. Tal óbito era um dos 3 (três) que estavam sob investigação, e que foi dado como positivo pelo Lacen-RJ. A Secretaria Municipal de Saúde e seus profissionais, sobretudo os que estão atuando na linha de frente, vem sofrendo ataques, ofensas públicas e outras coisas mais, com relação aos procedimentos e medidas adotadas, sendo que tudo que vem sendo praticado é de acordo com normas e protocolos dos órgãos de saúde competentes como OMS, MS, SES-RJ, Conselhos Profissionais e etc., e por se tratar de um vírus ainda desconhecido, mudam de acordo com a evolução desta pandemia, e alteram em muitas das vezes as medidas já praticadas. E apesar disso tudo, vem reiterar seu compromisso com a saúde de nossa cidade e querida população. Entendemos que o momento é de incerteza, medo, pânico, mas estamos desde o início desta pandemia nos adaptando para fazer o melhor e por isso viemos pedir que mesmo assim tenham mais compreensão, sejam mais solidários, aos que puderem ficar em casa que o façam, os que necessitam trabalhar ou sair de suas residências, por favor, adotem as medidas de proteção e prevenção, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização de mãos. Uma situação importante que nos vem chamando a atenção não só em Sumidouro, é o preconceito as pessoas suspeitas ou confirmadas pelo Covid-19, pois apesar de ser extremamente agressivo e em vários casos fatal, ele tem cura, sendo que não é necessário termos preconceito com estes cidadãos e seus familiares, basta cumprirem as medidas já mencionadas, e no caso destes, além da precaução para evitar a disseminação, deve ser adotado o isolamento domiciliar até a liberação pelos serviços de saúde. Pois este “preconceito” tem levado algumas pessoas suspeitas ou confirmadas e seus familiares omitirem essas informações vitais e que podem agravar muito a disseminação bem como o tratamento dessa doença. Juntos venceremos essa pandemia. Obrigado a todos os profissionais da saúde de nosso município que diariamente estão lutando com esse vírus, e salvando vidas, obrigado também a toda população que entende o momento e ajuda, cumprindo sempre o que lhe é pedido."

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro.


    Em novo boletim epidemiológico, Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro detalha bairros, distritos e localidades de casos confirmados de Covid-19 no município.




Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário