Equipe do CAPS em Sumidouro comemora o Dia de Luta Antimanicomial.

        Repórter panorama: Segunda-feira (18/05/2020) - Em dia de luta Antimanicomial o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Sumidouro, fez uma homenagem a todos os pacientes e funcionários que participam constantemente desse grande serviço em prol da integração e socialização dos pacientes atendidos diariamente. O CAPS em Sumidouro que começou as suas atividades no ano de 2001 e atualmente são atendidos 275 usuários em períodos que variam de diariamente, semanalmente, mensalmente ou bimestralmente.

    O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço substitutivo aos Hospitais Psiquiátricos. O CAPS é destinado a acolher e cuidar das pessoas em sofrimento mental e usuários de álcool e Outras Drogas. Um dos objetivos é a busca de integração dessas pessoas no espaço onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. O CAPS Sumidouro oferece Oficinas Terapêuticas, Atendimento Psicoterapêutico individual e de grupo, Atendimento Médico Psiquiátrico, Oficina de Expressão Corporal, Oficina de Geração de Renda. O CAPS propõe uma transformação na relação com a loucura na sociedade. Hoje, 18 de Maio comemoramos o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Há muito tempo o Manicômio vinha sendo considerado principal local onde se internavam as pessoas com transtornos mentais para "tratamento".  O Manicômio, também chamado Hospital Psiquiátrico, se tornou local inapropriado para esse cuidado, na medida em que Excluiu, segregou e muitas vezes torturaram esses pacientes, aumentando sofrimento e mantendo o indivíduo em estado de sofrimento ainda maior. Atualmente, conseguimos construir modos de cuidar que substituem totalmente o manicômio, através de um tratamento onde a pessoa fica mais próxima de sua família e comunidade, e usufrui de serviços especializados para esse cuidado, que o tratam com respeito e tem como função o resgate da Cidadania e inclusão social.

Esse ano foi informado que devido à pandemia de Covid-19 o evento realizado anualmente não poderá ocorrer, mas na página da Rádio Panorama tem um vídeo completo com essa homenagem.


Homenagem dos funcionários do CAPS em homenagem aos usuários do programa no ano de 2017.


Eventos do Programa CAPS em Sumidouro leva os usuários a passeios e eventos especiais propondo a integração social.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário