Moradores de Sumidouro contrariam Decreto Municipal, lotando novamente pontos turísticos municipais.

Repórter Panorama: Domingo (03/05/2020) – A nossa equipe de reportagem obteve acesso a imagens da atuação da Guarda Civil Municipal de Sumidouro nesse dia de hoje e novamente, a falta de conscientização, imperou entre alguns cidadãos que burlaram os pontos turísticos devidamente sinalizados e interditados durante a semana para aglomerarem-se nos locais.


    A Defesa Civil e Guarda Civil Municipal de Sumidouro, mesmo com um efetivo reduzido, vem atuando constantemente na fiscalização dos pontos turísticos, ruas e estabelecimentos comerciais para diminuir a movimentação de pessoas desnecessariamente como medida protetiva ao avanço da Covid-19, tentando assegurar a saúde e o bem-estar da população, mas apesar de todos os esforços das autoridades municipais nesse sentido, infelizmente existem pessoas que não estão entendendo a gravidade que uma infecção do Coronavírus pode trazer a saúde das pessoas, colocando em risco familiares, amigos e a população em geral.

    Sabe-se que Sumidouro, assim como mais de cinco mil cidades brasileiras de menor porte, possuem limitações ao acesso do serviço de saúde e o que as autoridades estão nesse momento fazer é adiar o máximo possível a curva de contaminação para que dê tempo de atender todos os doentes com mais agilidade. Ressaltamos que hoje o Brasil atingiu a marca negativa de mais de 100.000 casos confirmados de Covid-19, sendo o Estado do Rio de Janeiro responsável por mais de 10% da totalidade dos casos.

        A Guarda Civil Municipal tem sido de fundamental importância nesse momento, orientando as pessoas, sinalizando os locais e fiscalizando estabelecimentos comerciais. O GCM Rodrigues destaca que equipes estiveram na Pedra das Duas Irmãs, nos Túneis de Murineli, na Cascata Conde D’eu e encontraram o mesmo cenário de total falta de conscientização e respeito. Mesmo em rampa de parapente, está proibido os voos, pois de acordo com Rodrigues, pessoas de fora do município de Sumidouro podem trazer consigo uma ameaça real aos moradores locais. Ocorreu um trabalho de orientação acerca das punições previstas no Decreto Municipal número 3396/2020 publicado ontem pela Prefeitura de Sumidouro, com recomendação do Ministério Público estadual que proíbe eventos, aglomerações tanto nas ruas, quanto em residências. Inclusive tornou-se obrigatório o uso de máscaras em qualquer atividade nas ruas desde ontem. 

        Destacamos que o município de Teresópolis, vizinho a sumidouro chegou hoje a marca de 199 casos confirmados de Covid-19. Mas do que nunca se a população não se conscientizar, não haverá sistema único de saúde que conseguirá atender tamanha irresponsabilidade com o próximo. O momento requer cuidado, isolamento social. A orientação das autoridades municipais nesse sentido é de buscar apenas os serviços essenciais nas ruas, utilizando-se de máscaras, protegendo a si próprio e aos nossos trabalhadores do comércio, da saúde, dos serviços públicos, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil que estão nessa linha de frente, expondo suas vidas para que você resguarde a sua com segurança em seu lar.

      Curta a nossa Página nas redes sociais e receba em tempo real as informações de sumidouro e nossa Região Serrana.

Imagem: GCM Rodrigues.


Categoria:Notícias