Secretaria Municipal de Saúde anuncia barreiras sanitárias em Sumidouro

Repórter Panorama: Sexta-feira (24/04/2020) – A nossa equipe de reportagem teve acesso ao Decreto Municipal número 3.392/2020 que e foi publicado hoje pela Prefeitura de Sumidouro criando as barreiras sanitárias em nosso município.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Sumidouro Analú Araújo dias, as barreiras sanitárias terão caráter educativo e o plano é que as mesmas comecem a funcionar a partir dessa segunda-feira (27/04/2020) em pontos estratégicos do município no horário de 07h às 19h, todos os dias da semana. Analú afirmou ainda que a finalidade da barreira sanitária será promover nesse primeiro momento, uma ação educativa a todos que ingressarem nos bairros centrais. Foi pontuado que para a ação estão sendo adquiridos termômetros para aferir a temperatura das pessoas nas barreiras sanitárias. O decreto inclusive faz menção a pessoas que tiverem sintomas específicos de síndromes respiratórias deverão ser encaminhadas para o acompanhamento médico e dependendo do resultado clínico, será analisado o procedimento a ser tomado. Todas as pessoas que saírem da região central e ao regressarem poderão ser checadas.

Questionamos a Secretária como será feita a contratação dos funcionários e foi frisado por Analú que serão nesse primeiro momento serão 12 contratações para atender a demanda inicial com contrato estipulado de 4 meses de duração e vencimentos de R$ 1.052,00. Os recursos serão provenientes do repasse do governo estadual.

Perguntamos a Secretária se os distritos de Dona Mariana e Campinas, ambos na zona rural, que tem ligações históricas com Nova Friburgo serão atendidos pelas barreiras sanitárias e destacou-se que está em análise uma ampliação no atendimento, mas devido ao número de funcionários estabelecidos para serem contratados, a situação dos distritos será verificada no decorrer dos próximos dias de acordo com a dotação orçamentária.

Com essa ação, o município de Sumidouro junta-se a demais municípios de nossa região serrana que estão aderindo às barreiras sanitárias como mais uma forma de diminuir a propagação de Covid-19 em nossa cidade.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário