Anvisa proíbe a comercialização sem receita médica de medicamento anti-vermífugo.

Repórter Panorama: Sexta-Feira (17/04/2020) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baixou ontem a resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 372/2020 proibindo a venda sem receita do medicamento Nitazoxanida, um remédio popular contra parasitas e vermes muito utilizado pelas crianças e adultos. Esse seria o medicamento sigiloso anunciado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, que teria apontado ótimos resultados contra o Covid-19.

A reportagem do site R7 teve acesso ao projeto de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia e a medicação está em teste como uma alternativa ao Hidroxicloroquina apresentado constantemente pelo Presidente Jair Bolsonaro e tem mostrado efeitos adversos, principalmente em cardíacos. Estudos em laboratórios chineses mostram que esse medicamento em doses mais altas seria mais tóxico do que a Hidroxicloroquina, usado normalmente para combater o vetor da malária, do lúpus e artrite reumatóide. Inclusive esse medicamento esteve em falta nas farmácias de Sumidouro após o início da pandemia.

A partir de hoje a comercialização da Nitazoxanida, produzida pelo laboratório FQM Farmoquímica que tem o nome comercial de Annita, está definida como venda controlada, ou seja, somente com prescrição médica, em duas vias. Com isso as vias da receita serão retidas após a venda nas farmácias. Inclusive o próprio laboratório FQM Farmoquímica em resposta a revista exame mostrou-se surpreso com o referido teste.

Ressaltamos que toda medicação deve ser prescrita por um profissional habilitado em saúde e o seu consumo indiscriminado pode causar intoxicações e complicações mais sérias que o próprio Covid-19. Nesse momento a prevenção e os cuidados ao sair de casa são a melhor alternativa contra o Coronavírus.

Fonte de Pesquisa: Anvisa/R7/Revista Exame.

Imagens: Divulgação internet.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário