Sumidouro confirma primeiro caso de Covid-19 no município.

Repórter Panorama: Quinta-feira (09/04/2020) – A Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro emitiu um boletim epidemiológico no início da noite de quinta-feira confirmando o primeiro caso de Covid-19 em nosso município.

De acordo com esse mesmo boletim epidemiológico está em análise um outro caso, mas reforça-se que não tem nenhum paciente internado no Centro Municipal Doutor Carolino Ribeiro de Moura. O caso confirmado trata-se de um homem com idade superior à 80 anos e reside no Bairro das Duas Irmãs conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde.


SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE EMITE NOTA OFICIAL SOBRE CASO


         Após a confirmação desse caso, a família da vítima utilizou-se das redes sociais para denunciar um suposto descaso por parte da Secretaria Municipal de Saúde nos cuidados com a vítima. Em nota divulgada em nossa página no Facebook a Secretária Analú Araújo Dias rechaça as informações dos familiares que negaram-se em determinados momentos a acreditar que a vítima estaria realmente com Covid-19, pois a mesma não possuía nenhum sintoma aparente e mostraram preocupação, já que vários familiares tiveram contato recentemente com a vítima que está em sua residência.

         Confira na íntegra a nota da Secretária Municipal de Saúde:

        "Recebemos hoje através do Lacen (Laboratório central Noel Nutels), dia 09/04/2020 por volta das 18h, o resultado do exame confirmando o primeiro caso do novo Coronavírus em nosso município. Pela ética e moralidade, somos impedidos de divulgar dados pessoais de pacientes, mesmo em casos como este. o paciente pertencente a zona urbana de sumidouro, deu entrada e foi internado em nosso hospital no dia 02/04/2020 com quadro inicial de uma possível pneumonia dado histórico médico anterior, sendo colocado em isolamento no dia 03, com sintomas que justificaram o pedido de exame para o Covid-19 pelo médico plantonista. Os sintomas que justificaram a internação no isolamento cessaram, e por recomendação da rotina medica do hospital, o paciente foi retirado do isolamento, recebendo alta hospitalar no dia 07/04/2020. Com uma demanda exacerbada, pois atende todo o estado, o laboratório, citado anteriormente, mesmo tendo dado resultado no dia 08/04/2020, somente nos enviou hoje. Como medida de controle e prevenção, uma equipe, acompanhada do diretor de nossa unidade hospitalar, se dirigiu até a residência do paciente que foi testado positivo, para informar o resultado do exame, e fazer as recomendações necessárias, além de realizar testes rápidos nos familiares que ali estavam e mantinham contato com o mesmo, tendo todos apresentados resultados negativos no momento para o Covid-19. Para a secretaria municipal de saúde esse paciente já era tido como suspeito, por ter sido coletado material para exame, e inclusive constar no boletim informativo sobre o novo Coronavírus. Sendo assim, firmando o compromisso com a saúde e informação de todos, irá averiguar se houve ou não a comunicação correta para o paciente e seus familiares. o resultado do exame pode ser requerido e retirado, pelo paciente ou familiar próximo, mediante apresentação do documento de identidade do paciente, junto a administração do hospital, a partir das 14h do dia 10/04/2020."


Secretária Municipal de Saúde Analú Araújo Dias emite nota oficial sobre o primeiro caso de Covid-19 em Sumidouro.

 

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário